Thursday, September 26, 2013

Tire suas dúvidas sobre maquiagem definitiva!

maquiagem definitiva - também chamada micropigmentação dérmica, ainda gera uma série de dúvidas. A maioria das pessoas que recorrem ao método, escolhe modelar as sobrancelhasdelinear os olhos e/ou marcar os lábios. Mas o procedimento pode ser realizado no corpo inteiro - inclusive para cobrir cicatrizes ou manchas de vitiligo (nesses casos é necessária uma avaliação prévia). 




Fazer maquiagem definitiva dói?

Depende da região. A área da mucosa, por exemplo, é quase indolor. "Cada profissional tem um tipo de máquina, o qual também influencia na dor. Quanto mais simples a máquina,maior a dor", alerta Cristiane Camargo Pasquini, técnica em maquiagem definitiva, camuflagem e correção do Salão de Beleza e Centro de Estética Torriton Taunay (PR). "Mas existe uma pomada anestésica de manipulação bem potente que tira quase totalmente asensibilidade", diz Luciene de Marchi, especialista em estética e maquiagem definitiva que atua como autônoma em SP.


Devo tomar algum cuidado especial antes e depois do processo?

Luciene alerta para que a mulher não use cremes com ácido 15 dias antes de realizar o procedimento. Depois de aplicar a maquiagem definitiva na pele, é necessário usar umapomada lubrificante durante a primeira semana, para ajudar a fixar o pigmento. "Neste mesmo período, não coce evite saunas, vapores de panela, banho quente, sol e mergulho no mar ou piscina", adverte Diego Guimarães, especialista em micropigmentação do studio que leva seu nome em SP. Segundo ele, também é contra-indicado o uso de maquiagem sobre a região antes que ocorra a cicatrização completa, já que a pele fica sensível aos agentes externos.

Em que devo ficar atenta na hora de escolher o profissional ou salão para fazer a maquiagem definitiva?

"A cliente deve estar sempre atenta para ver se o profissional utiliza materiais descartáveis e pedir para que ele faça um desenho no local antes de aplicar a técnica", alerta Cristiane. Além disso, a mulher deve verificar se o profissional é realmente micropigmentador. "Esse trabalho é muito específico e utiliza materiais caros, então fuja daqueles salões de beleza em que um único profissional faz tudo, inclusive micropigmentação", aconselha a especialista.
Para Diego Guimarães, a maquiagem definitiva, como qualquer trabalho estético, deve ser feita por profissionais formados, treinados e experientes, que tenham conhecimento sobre a técnica e sua aplicação.

Qualquer pessoa pode fazer maquiagem definitiva?

Quase todas as mulheres - e homens também - podem se submeter à técnica, sendo contra-indicada apenas em alguns casos, como gravidez, câncer de pele, pessoas com problemas de cicatrização etc. Por isso, consulte o especialista antes de realizar o procedimento.

É necessário retoque?

"A micropigmentação pode durar muitos anos, mas a renovação celular constante - atualmente mais acelerada em função do uso de ácidos rejuvenescedores e pela ação direta dos raios solares - contribuem para o desbotamento do pigmento, precisando refazer a técnica após dois anos em média", diz o especialista.

E se eu não gostar, dá pra reverter?

Segundo Diego Guimarães, a possibilidade de reversão depende do local e cor em que foi aplicado o procedimento. "Como a maquiagem definitiva é uma técnica de penetração de pigmentos, ela terá um tempo de duração na pele. Mas considerando que o processo só atinge a primeira camada da pele (diferente da tatuagem, que alcança até a terceira camada e onde o trauma dérmico chega a ser dez vezes maior), podemos dizer que é umprocesso reversível sim", afirma.
Segundo ele, para não reforçar esta maquiagem basta não fazer os retoques de manutenção. "Também podem ser utilizados produtos que descamam a pele, acelerando arenovação celular ou, em último caso, recorrer ao processo de despigmentação", aponta. Mas lembre-se de sempre buscar a orientação de um profissional especializado na área, ok?





No comments:

Post a Comment